1 – TÉCNICO E TÁTICO – DEFINE O COMBATE.
Por isso muitos treinadores ficam somente sobre está variável. Realmente será IMPRESCINDÍVEL, pois sem o treino especifico da técnica, estratégia e técnica, não têm sentido e nem direção qualquer passo dado a seguir. Como se preparará fisicamente e mentalmente para lutar se você não luta? Portanto traz a especificidade, reforça e direciona o propósito tanto do físico quanto do Mental, fazendo ambos se inserirem em sua filosofia, conceitos, esquemas e atuarem em sua função dentro e fora do tatame. Porém, pode se até bastar por si só em outros contextos, mas quando o assunto é esporte de Combate, isoladamente somente está variável não será suficiente competitivamente em alto nível atualmente.
2 – FÍSICO (+ nutricional e descanso) POSSIBILITA O COMBATE, dando as condições
NECESSÁRIAS e FUNDAMENTAIS para que o técnico e tático possam ser colocados em prática.
Por exemplo, terei que sustentar a potência dos meus golpes na luta pelo tempo determinado e meu corpo com todas as capacidades físicas bem trabalhadas, responderá com excelência e permitirá que minha técnica e estratégia, o meu jogo seja colocado em ação conforme o plano. Assim, o treino (estimulo) tem que estar direcionado para mim ou meu atleta, da mesma forma que a alimentação (matéria prima) e o descanso (processo de recuperação e supercompensação). O controle das variáveis de treinamento e periodização são fundamentais para o sucesso. Um corpo preparado será importantíssimo para que tudo seja colocado em prática – o mais forte, mais rápido e mais alto – a vitória necessita desta importantíssima variável em alta performance. A variável física também fortalecerá os aspectos mentais no seguinte cenário – “EU SEI QUE ESTOU PREPARADO”, esse é competente consciente. Aliás, para se preparar fisicamente nesse nível, o Mental foi determinante nos treinos também.
3 – PSICOLÓGICO – A mente e os comportamentos DETERMINA O COMBATE, INFLUENCIANDO
todo o potencial físico, técnico-tático.
Aqui, no treinamento mental, não há espaço para o incompetente-inconsciente e nem pra o incompetente-consciente, aqui o treino contribui de forma dialética com o a obtenção da competência-consciente e evolui para até o competente-inconsciente no caminho para a alta performance. As cognições, emoções e comportamentos convergem para a melhor versão do lutador. É determinante no treino e é o personagem principal no dia da competição, pois os outros pilares já deverão estar lá com o seu máximo treinado, no entanto nesse momento o Mental e Comportamental não poderá oscilar, ele será o 100% determinante para que todo o restante seja colocado 100% em ação no dia alvo.
Prof. Wagner Xavier/ Hero Performance
